quarta-feira, 9 de março de 2016

VASO DA AMIZADE - FRIDA BABUSZKA

300 amizades em 300 vasos
Mais um Projeto Cultural envolve criado pelo workaholic em artes Hugo Umberto Carmesin. Artistas, designers, arquitetos... todos juntos nesta ação para o projeto Leituras do amanhã.
“Seguindo a mesma idéia que já fiz em 2014, onde 100 artistas de Curitiba e região receberam um banquinho cru para customizar, onde todo o dinheiro arrecadado fora utilizado para ajudar duas instituições que lidam com crianças pequenas, este ano, reunimos artistas, designers e arquitetos, para a ação "vaso da amizade" onde cada um recebeu um vaso branco, igual ao de todos, e cada ira fazer sua arte nele. Dando seqüência a essa ação, estamos fazendo um catalogo, com todos os vasos participantes da ação. Toda a renda da venda dos vasos este ano será revertida ao projeto "leituras do amanhã”. Desta vez nossa ação contará com 300 participantes, o que irá gerar uma grande coleção”!revela Hugo Umberto.

Participe e contribua para a realização deste projeto Cultural.
Conheça mais e acesse o link:
https://www.catarse.me/project_24217?ref=ctrse_explore

AGENDA HISTÓRICA E ARTÍSTICA - CENTENÁRIO DO TURISMO PARANAENSE 1916-2016

Fotografia: Jeferson Franco

Centenário do Turismo Paranaense (1916-2016)
Produção histórica e artística celebra os 100 anos do Turismo Paranaense
Quando transcorridos 100 anos da visita de Santos Dumont à Terra das Cataratas (1916-2016) cuja paisagem o deslumbrou a ponto de tornar-se “embaixador” da causa para transformação da área em parque, o que veio a se concretizar alguns anos mais tarde com a criação do Parque Nacional do Iguaçu comemoramos com a publicação da Agenda do Centenário do Turismo Paranaense, que se traduz na expressão artística da efeméride.
Inserida nas comemorações, a Agenda do Centenário divulga as atrações turísticas e as peculiaridades do Paraná, como suas paisagens fantásticas, riqueza cultural, traduzidas em gastronomia, festivais e festas populares.
De maneira inédita as Regiões Turísticas são representadas sob a interpretação do artista paranaense – Eloir Jr. que transpõe para as telas toda a sua sensibilidade e amor pelo Paraná.
Tal iniciativa foi prontamente acolhida com o patrocínio do SESC-FECOMÉRCIO na pessoa do seu presidente Darci Piana – emérito amigo do turismo paranaense, que em uma parceria inédita viabilizou nossos esforços.
A agenda é extensiva a todos os setores do empresariado do comércio de bens, serviços de turismo, constituindo-se em uma celebração criativa, folclórica, valorizando a memória e recheada de curiosidades.
Uma jóia de grande utilidade para a educação e a cultura turística, no decorrer do ano bissexto de 2016 – ano do Centenário do Turismo Paranaense que terá o ponto alto no dia 27 de Maio – Dia Estadual do Turismo.
Prof. Manoel Jacó Garcia Gimenes – Presidente da Paraná Turismo
Dep. Estadual Douglas Fabrício – Secretário de Estado do Esporte e do Turismo
Empresário João Jacob Mehl – Vice-presidente do Conselho Paranaense de Turismo-CEPATUR

Coordenação do Projeto Centenário do Turismo Paranaense – Marilda Elizabeth Gadotti
Designer Gráfico – Julia Yukari
Criação do Selo do Centenário do Turismo Paranaense – Daniel Zunsztern
Fotos: Ivo Lima e Bruno Tadashi

Foto: Jeferson Franco
Prof. Manoel Jacó Garcia Gimenes-Presidente da Paraná Turismo, Eloir Jr. e Marilda Elizabeth Gadotti-Coordenadora do Projeto do Centenário do Turismo Paranaense


O Artista e a Obra
Eloir Jr., artista plástico curitibano, cujo trabalho alegre e colorido resgata as memórias culturais trazidas pelas etnias européias que imigraram e colonizaram a terra. Inspirando-se no folclore polonês, ucraniano, português, italiano entre outros, evidenciando ainda a convivência harmoniosa das etnias que fazem parte de sua terra natal, a Terra de Todas as Gentes.
Identificando-se com a linguagem naïf que traduz a expressão ingênua da cultura, hábitos e costumes em harmonia com ícones paranistas como gralha azul, araucárias e pinhões, Eloir Jr. aceitou de imediato o tema proposto e abraçando o desafio, de maneira inédita, fez com que as Regiões Turísticas fossem representadas sob sua inspirada interpretação, transpondo para as telas muito de sua sensibilidade e todo o paranismo que lhe é inato.
Mergulhando no tema, como hábil artesão, tece filigranas, delineando rotas e caminhos, prospectando paisagens, resgatando a história, perpetuando devoções, colorindo sabores, formatando assim os atrativos em forma de ícones e como mosaicos, as Regiões Turísticas se amalgamam e se completam fazendo o Paraná Turístico explodir em cores.

Marilda Elizabeth Gadotti
 Coordenadora do Projeto Centenário do Turismo Paranaense  


Ilustrações de Janeiro a Dezembro de 2016
Regiões Turísticas do Paraná

PÊSSANKA ODARKA E KARAS, UMA ÓPERA UCRANIANA



Pêssanka Odarka e Karas
22 cm.

Opera na Ucrânia
A nostalgia dos cossacos e seu retorno a sua pátria são descritos em uma ópera de Semen Gulak-Aremovski (1813-1873) "A Zaporozhian Beyond the  Danube” a composição narra o dueto entre o cossaco Ivan Karas e sua esposa Odarka. É considerada como a primeira ópera escrita na língua ucraniana. Na Ucrânia, a ópera é chamada Запорожець за Дунаєм - transliterado do cirílico como Zaporozhets za Dunajem.

A ópera encenada apresenta trajes coloridos da era cossaco. O enredo trata de um período da história quando, no século 18, da Kozak emigraram em massa do Império Russo e estabeleceu-se na atual Romênia no vale do Danúbio pelo rio Danúbio (Donau).

O cossaco Karas voltou para casa depois de uma noite de bebedeira. Ele é encontrado por sua esposa Odarka e uma cena se desenvolve.

Odarka quer saber onde seu marido foi e o acusa de mentir para ela. Karas tenta sair e se explicar de uma situação ruim, para acalmar sua esposa. Odarka ameaça deixá-lo e viver de forma independente. Karas implora para ela ficar e promete ser bom.
Odarka e Karas expressam suas frustrações um com o outro.

No final, um há um tipo de trégua entre o casal.

Ópera e música clássica são parte da cultura popular na Ucrânia. Algumas das canções ucranianas mais populares e melodias foram imortalizadas na ópera, música clássica e folclórica.
Quando os ucranianos se reúnem em qualquer lugar do mundo, haverá inevitavelmente um grupo de cantores que vão começar a cantar. Se o grupo é realmente entusiasmado, eles vão levar os outros a bater palmas ou cantar refrões da canção.
Qualquer casamento, aniversário ou aniversário celebração pode atestar a este amor de cantar por pessoas da Ucrânia.
Hoje o casal Odarka e Karas são imortalizados em obras de arte, pêssankas e bibelots, muito típicos na Ucrânia.  

Pêssanka Odarka e Karas

A ARTE MILENAR UCRANIANA EM EXPOSIÇÃO NO RECIFE-PE





Paraná-Berço das Etnias

Paraná-Berço das Etnias
acrílica s/tela-50x70 cm.

"Saudades da Ucrânia"

"Saudades da Ucrânia"
Acrílica s/tela - 90x70 cm.

Trem da etnias

Trem da etnias
Acrílica s/tela 50x70 cm.

"Lembrança Eslava"

"Lembrança Eslava"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

Bordadeira Eslava

Bordadeira Eslava
Acrílica s/tela - 70x50 cm.

Coreto Polonês

Coreto Polonês
Acrílica s/tela 70x50 cm.

"Bapka-Chá das Vovós"

"Bapka-Chá das Vovós"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

A Justiça das Etnias

A Justiça das Etnias
Obra incorporada ao livro dos 75 anos OAB-PR

Anistia Polaca

Anistia Polaca
Obra incorporada ao Livro dos 75 Anos OAB-PR

OLHAR POLACO

OLHAR POLACO
Acrílica s/tela - 50x60 cm. - 2009 Obra do selo postal nacional em homenagem ao cinqüentenário de Brasília.

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL
Cinqüentenário de Brasília