Babuszkas e Matryoszkas/ histórias, lendas e pinturas sobre tela


História da Matrioshka e Babuszka


Uma matrioshka, matriochka ou matrioska (em russo матрёшка ou матрешка, Matryoshka) ou boneca russa é um brinquedo tradicional da Rússia, constituída por uma série de bonecas, feitas de diversos materiais, ainda que o mais frequente seja a madeira, que são colocadas umas dentro das outras, da maior (exterior) até a menor (a única que não é oca). A palavra provém do diminutivo do nome próprio Matryona.


A sua forma é simples, mais ou menos cilíndrica e arredondada e mais estreita na parte superior, onde se situa a cabeça da boneca. Não têm mãos (a não ser as que são pintadas na(s) sua(s) superfície(s)). O grau de sofisticação das matrioscas reside, de facto, na complexidade dos motivos pintados. Outra característica que diferencia as diversas peças são as figuras que encarnam: desde figuras femininas vestidas com trajes tradicionais campesinos, a personagens de contos de fadas, até aos antigos líderes da União Soviética.

A versão feminina é designada, por exemplo, na Sérvia, Polônia e Ucrânia como бабушка (babuchka), que significa "avozinha", enquanto a versão masculina é designada como дедушка (dyeduchka), "avozinho".









As matryoshkas são as tradicionais bonecas russas criadas em 1890. A grande magia delas são as várias outras bonequinhas que se encontram abrigadas em seu interior, desde cinco até um numero que se deseje, mas que raramente passa de vinte. Suas principais características são as cores variadas e os elementos decorativos de pintura. Às vezes as bonecas que ficam no interior são iguais entre si, mas podem diferenciar-se pelas expressões ou pelos objetos que sustentam. A matryoshka com mais bonecas que se tem conhecimento possuía 75 bonequinhas dentro. Hoje em dia as matryoshkas são um dos principais souvenirs solicitados pelos turistas na Rússia. Dizem que as matryoshkas foram inspiradas em bonecas similares trazidas do Japão em 1890, mas o conceito de guardar objetos dentro de outros iguais já existia na Rússia, pois o primeiro ovo Fabergé criado em 1885 tinha incluído em seu interior uma gema feita de ouro e em seu interior uma galinha e uma coroa. Algumas referências atribuem a criação das bonecas russas a Sergei Maliutin, um pintor de Abramtsevo (norte de Moscou) que recebeu um jogo de bonecas trazido por Savva Mamontov (um mecenas da época) e pintou oito bonecas, das quais a maior era uma menina e as outras meninos e meninas alternadamente até a finalização com uma boneca bebê.
A fabricação de brinquedos e objetos de madeira é conhecida há muitas décadas, particularmente na Rússia, onde uma figura se destaca: as matryoshkas. A aparição destas tradicionais bonequinhas se esconde no tempo e em inúmeras lendas. A história mais difundida sobre sua origem diz que a matrona, a protetora, que guarda, cuida e leva dentro de si a todos, abre seu ventre nos momentos de perigo para esconder e proteger a família. Outra lenda diz que elas realizam desejos profundos e espirituais, como a cura de um parente enfermo, que deve ser escrito em um papelzinho e deixado durante as noites dentro da penúltima bonequinha de um conjunto de matryoshkas. Certo mesmo é que as matryoshkas encantam a todos desde que se fizeram mundialmente conhecidas no ano de 1900 durante a Exposição Universal de Paris. Hoje em dia continuam nos encantando com seu rosto sempre afável e sereno como se compreendessem nossas angústias e como se transmitissem o calor das habilidosas mãos que a criaram.

Lendas das Matryshkas e Babuszkas

A Matrioshka é o mais popular e conhecido souvenir russo no mundo inteiro. Veio dos tempos mais remotos, da época do mundo de lendas e fábulas. Na Rússia se popularizou há aproximadamente 150 anos atrás. Há muitas versões sobre o surgimento da matrioshka, mas a verdadeira é que ela veio dos ovos coloridos de madeira, que eram ocos por dentro e havia vários um dentro do outro. Esse era o início da matrioshka. Ao mesmo tempo no Japão havia a figura de um senhor idoso em um brinquedo feito de cinco figuras uma dentro da outra, este objeto recebia o nome de Darumu. Diz a lenda que um conhecido pintor, Serguei Malutin estava segurando nas mãos o ovo russo e o brinquedo japonês. Esses dois brinquedos feitos em terras diferentes deram-lhe uma idéia. Desenhou no papel bonequinhas de vários tamanhos e pediu ao marceneiro V. Zviodoshki fazer o formato dessas bonequinhas. Serguei pintou-as na madeira e assim nasceu uma menina com um sarafan russo, com um lenço e com um galo preto na mão e dentro dela havia sete bonequinhas a última era um bebê embrulhado em um paninho. Alguém vendo a bonequinha disse: “É uma matrona” e daí surgiu o nome Matrioshka que em russo é diminutivo de matrona. A Matrioshka é feita da bétula e da lipa, pode ser pintada com tinta guache, com aquarela e pode ser pirógrafada, pode ter mais de 50 bonequinhas.


Uma outra história é que um senhor que esculpia e vendia bonecas uma vez fez uma boneca tão bonita que não quis vendê-la, levou para a sua casa e colocou no seu criado mudo e deu o nome a ela de Matrioshka. Todas as noites antes de dormir, perguntava a Matrioshka se estava feliz. Até que em certa noite Matrioshka pediu um bebê. Então o senhor esculpiu uma boneca menor chamada Trioshka, serrou a Matrioshka e colocou o bebê dentro dela. Mas logo na noite seguinte, a Trioshka também pediu um bebê. E lá se foi o senhor e fez uma boneca e colocou dentro da Trioshka, desta vez a bebê se chamava Oshka. Assim seguindo o caminho das outras, na noites seguinte Oshka pediu um bebê e lá se foi novamente o senhor fazer mais um bebê. Só que desta vez pensando que isso não iria acabar mais, o senhor fez o bebê e desenhou rapidamente um bigode nele e o chamou de Ka, garantindo que seria homem e não iria pedir um bebê novamente.
Outra lenda é a cultura religiosa: em número de 07 a 09 bonecas, simbolizam uma novena religiosa, com pedidos colocados em seu interior.
A simbologia de família também se relaciona com a quantidade, de 03 a 05 bonecas significam, pai, mãe e filho ou pai, mãe e filhos e ainda na religiosidade, pai, filho e espírito santo.
Na cultura espírita simboliza da maior para menor, o corpo físico e a alma.
Atualmente elas podem ser confeccionadas em dezenas, porém alguns artesãos só a criam até 33 bonecas que significam a idade de Cristo e a quantidade máxima de cúpulas das igrejas do leste europeu.
Matrioshkas, matrioskas, matryoshkas, babushkas, matriuskas, russian dolls: vários são os nomes dados a estas adoráveis bonequinhas russas.

Matryoszkas Pão e Sal

Este antigo costume tem sobrevivido desde os tempos mais antigos. De acordo com a tradição ucraniana, polonesa e russa, segurando pão e sal, os pais recebem a noiva e o noivo, os anfitriões recebem convidados importantes em suas casas. Também com pão e sal  recebem os representantes de outros países  no desembarque do avião. Se você tiver a honra de ser recebido desse jeito, deve pegar um pedacinho de pão e mergulhá-lo em sal, com essa atitude o visitante estabelece uma relação de confiança especial com quem o recebe, que através desse gesto, reconhecem a pureza de suas intenções e pensamentos. A dupla de pão e sal não surgiu por acaso: pão de trigo ou de centeio simboliza prosperidade e riqueza, os temperos que às vezes adicionam na receita têm a capacidade de proteger dos espíritos maus.
Convidando para uma festa tradicional ucraniana, as pessoas dizem: “Vem a pão e sal”, portanto as casas que são famosas por sua hospitalidade e generosidade na Ucrânia se chamam Їжте хліб і сіль (o lugar onde pode comer a vontade pão e sal).


Pinturas sobre tela de Babuszkas

Título: "Cinqüentenário do Colégio Militar de Curitiba"
Acrílica sobre tela - 50 x 70cm.
Obra premiada no salão de artes do C.M.C.



Título: "Brasil do Eslavo Sul"
Acrílica sobre tela - 50 x 70cm.

Título: "Janela Eslava"
Acrílica sobre tela


Título: "Família Babuszka"
Impressão sobre porcelanato - 25 x 20 cm.


 
Título: "Pinheirinho Eslavo"
Acrílica sobre tela 70 x 60 cm.
Obra cartão de natal do Hospital Evangélico de Curitiba

 
Título: "Lembrança Eslava"
Acrílica sobre tela - 100 x 50 cm.



Paraná-Berço das Etnias

Paraná-Berço das Etnias
acrílica s/tela-50x70 cm.

"Saudades da Ucrânia"

"Saudades da Ucrânia"
Acrílica s/tela - 90x70 cm.

Trem da etnias

Trem da etnias
Acrílica s/tela 50x70 cm.

"Lembrança Eslava"

"Lembrança Eslava"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

Bordadeira Eslava

Bordadeira Eslava
Acrílica s/tela - 70x50 cm.

Coreto Polonês

Coreto Polonês
Acrílica s/tela 70x50 cm.

"Bapka-Chá das Vovós"

"Bapka-Chá das Vovós"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

A Justiça das Etnias

A Justiça das Etnias
Obra incorporada ao livro dos 75 anos OAB-PR

Anistia Polaca

Anistia Polaca
Obra incorporada ao Livro dos 75 Anos OAB-PR

OLHAR POLACO

OLHAR POLACO
Acrílica s/tela - 50x60 cm. - 2009 Obra do selo postal nacional em homenagem ao cinqüentenário de Brasília.

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL
Cinqüentenário de Brasília