quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ARTISTAS MIRINS FRANCESES EM VISITA A EXPOSIÇÃO EM VAIRE-SUR-MARNE-FRANÇA




Artistas Mirins Franceses Visitam a IIIª Exposição Coletiva “Caligrafias da Arte Brasileira” – França.

A exposição “Caligrafias da Arte Brasileira” com organização e curadoria de Heloiza de Aquino Azevedo esta em sua 3ª edição na França. Anualmente, Heloiza seleciona artistas de talento para adentrar Centros Culturais, Bibliotecas, Universidades, enfim, todos os pontos culturais possiveis na França e que possibilitem às pessoas o acesso livre à arte. Conta Heloiza:
“Hoje (20/10/2010) recebemos um grupo de artistas plasticos mirins para visitar a expo. Crianças de 6 à 13 anos estiveram presentes acompanhados de sua professora de artes, que, por sua vez se inspirou na exposição brasileira multicolorida para dar a sua aula sobre: cores, misturas e tonalidades. Os artistas mirins ficaram entusiasmados com o resultado da “Melange Brésilien” (Mistura Brasileira). Os trabalhos figurativos e expressivos dos artistas plasticos participantes da exposição proporcionaram às crianças a percepção através da propria pele e veias da variedade de tons possiveis que carregamos e a semelhança e variedade desses tons presentes nas telas de: André Cunha (Bonecos, Lampião e Maria Bonita), Carlos Rocha (Monagaia), Cobelache (Amistad), Edmilson Costa, (A Justiça, Cangaceiro, Mãe e Filho Dormindo) Eloir Jr., (Pratos Etnicos) Marcelo Brilha (O Beijo), Maria Santeira (Nossa Senhora do Café, Nossa Senhora da Amazônia) e Nicole Gulin (O Observador). Já os abstrados de Cibele Pilla (Série Arte nas Estradas), Cirlei Gonçalves (Zoom, Op Art) e Katia Velo (Tapisserie I e II) por sua vez foram identificados pelos artistas mirins como representação significativa da mistura das cores e tonalidades constantes com nuance do vermelho, rosa, amarelo e o preto. Observem as fotos comprovam”.
Heloiza de Aquino Azevedo

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

MANHÃ DE VERNISSAGE FRANCESA-VAIRE-SUR-MARNE

Heloiza de Aquino Azevedo, curadora da Exposição o Prefeito, a I Adjoint e a Artista Plástica presente Nicole Gulin.
Ao fundo, obras de Nicole Gulin e meus Pratos Étnicos.
Minhas obras presentes na Exposição Francesa. 

As Artes Brasileiras e Chilenas encantaram a manhã de Vaires sur Marne – França

A Inauguração e Vernissage do 1º Salão de Artes Brasileiras e Chilenas de Vaires sur Marne – França aconteceu no último sábado 16-10-2010 às 11 horas. Contamos com a presença do Senhor Prefeito Monsieur Jean-Pierre Noyelles, de sua equipe de Acessores: 1ª Adjoint e Diretora Cultural Madame Monique Calais, Jean-Louis Guillaume, diretor do Urbanismo e Desenvolvimento Duravel, Isabelle Recio, Primeira-Dama responsável pelo Desenvolvimento Social e Familiar da Cidade, Paul Aveline, Diretor da Comunicação, Cerimonial Patriota e Democrática Local, Delegados do Conselho Municipal: Madame Martine Audy responsável pelos eventos, Eric Bergagna, responsável pelo Departamento da Juventude, Membros do Conselho Municipal – Grupo União para o Futuro, Madame Janine Brzuchacz e José Toffolon, Diretor do Centro de Artes e Lazer, Régis Bouton e toda a sua equipe de assistentes que ficaram o tempo todo presentes na recepção dos convidados informando e servindo os aperitivos e petiscos brasileiros e chilenos.

Muitos amigos franceses e brasileiros convidados participaram do evento, a nossa querida e graciosa Nicole Gulin, uma das artistas plásticas participantes no Salão nos prestigiou com a sua presença encantou o evento com seu charme brasileiro, sorriso contagiante e atenção dirigida a todos presentes. O vernissage, com o original toque latino conquistou observadores que se sentiram dominados pelas cores, formas, estilos e técnicas diversas apresentadas pelos artistas plasticos brasileiros particpantes: André Cunha, Carlos Rocha, Cibele Pilla, Cirlei Gonçalves, Cobellache, Edmilson Costa, Eloir Jr., Katia Velo, Maria Santeira, Marcelo Brilha e Nicole Gulin. Heloiza de Aquino Azevedo, escritora, produtora cultural, organizadora e curadora do evento recebeu diversos elogios de todos presentes em especial do Prefeito e do Diretor do Centro de Artes e Lazer, Monsieur Bouton que convidou o grupo de artistas brasileiros a participar de um novo Salão em 2011. A união com o curador do Chile, Monsieur Francisco Guajardo Adam foi muito frutífera, harmoniosa.

Heloiza afirma:

" Tudo aconteceu numa manhã de outono parisiense, num clima aconchegante, durante a vernissage o público foi presenteado com fundo musical de Vinicius de Moraes, Toquinho, Chico Buarque de Holanda e o encerramento contou com a presença amiga de uma dupla de músicos nos agraciando com músicas francesas, chilenas e brasileiras que foram cantadas e dançadas no espaço próximo ao Salão pelos convidados presentes. O Salão transcendeu, foram momentos repletos de diversidade cultural, artística, social e humana. Estou realizada!".
Heloiza de Aquino Azevedo

Paraná-Berço das Etnias

Paraná-Berço das Etnias
acrílica s/tela-50x70 cm.

"Saudades da Ucrânia"

"Saudades da Ucrânia"
Acrílica s/tela - 90x70 cm.

Trem da etnias

Trem da etnias
Acrílica s/tela 50x70 cm.

"Lembrança Eslava"

"Lembrança Eslava"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

Bordadeira Eslava

Bordadeira Eslava
Acrílica s/tela - 70x50 cm.

Coreto Polonês

Coreto Polonês
Acrílica s/tela 70x50 cm.

"Bapka-Chá das Vovós"

"Bapka-Chá das Vovós"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

A Justiça das Etnias

A Justiça das Etnias
Obra incorporada ao livro dos 75 anos OAB-PR

Anistia Polaca

Anistia Polaca
Obra incorporada ao Livro dos 75 Anos OAB-PR

OLHAR POLACO

OLHAR POLACO
Acrílica s/tela - 50x60 cm. - 2009 Obra do selo postal nacional em homenagem ao cinqüentenário de Brasília.

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL
Cinqüentenário de Brasília