terça-feira, 6 de junho de 2017

SARAU CHATÔ CELEBRA A UCRÂNIA E O PARANÁ EM BRASÍLIA

Os Artistas Carla Schwab e Eloir Jr. com a Embaixatriz da Ucrânia no Brasil, Exma.Sra. Fabiana Tronenko.
Praça dos Três Poderes-Brasília-DF 

Agradecimento!
Momentos únicos e indescritíveis aconteceram nesta semana cultural com esta bela homenagem à Ucrânia e ao Estado do Paraná. Em analogia coloco quando da chegada dos primeiros imigrantes ucranianos ao Brasil, que foram prontamente acolhidos, da mesma forma fomos nós, com dedicada receptividade do elegante casal de Embaixadores Exmo. Sr. Rostyslav Tronenko e Sra. Fabiana Tronenko, e membros da Embaixada da Ucrânia no Brasil. Sentimos-nos em casa e confortados por um imenso coração de mãe de nossa querida Embaixatriz da Ucrânia no Brasil. Carla Schwab e eu, temos um profundo agradecimento pelo mérito da lembrança de nossos nomes para compor esta ode cultural a estes dois países que amamos através das tradições perpetuadas em nosso Estado, o Paraná, onde a cultura eslava da Ucrânia é presente e viva. Com muito carinho, colocamos nosso muito obrigado e os parabenizamos por tudo que realizam! Glória à Ucrânia, ao Brasil e ao Paraná! Slava Ukraini!

Os Artistas Carla Schwab e Eloir Jr. com o Embaixador da Ucrânia no Brasil, Exm.Sr. Rostyslav Tronenko, durante a exposição em Brasília.  

Momentos da Exposição em Brasília
Hípica Hall-Brasília-DF



24º Sarau Chatô que celebrou a Ucrânia e o Paraná em Brasília


Meus trabalhos em exposição no 24o. Sarau Chatô em Brasília


O Hípica Hall, elegante espaço cultural em Brasília-DF, recebeu na noite da última quarta-feira, 31/05, a 24ª. Edição do Sarau Chatô, que celebrou com sucesso a Ucrânia e o Paraná, promovido pela Fundação Assis Chateaubriand e com patrocínio da Petrobras.

O Embaixador da Ucrânia no Brasil, Exmo.Sr. Rostyslav Tronenko e o Artista Eloir Jr.

O Embaixador da Ucrânia no Brasil, Exmo.Sr. Rostyslav Tronenko e a Artista Carla Schwab


O evento cultural contou com a presença de autoridades e a abertura foi proferida pela vice- governadora do Estado do Paraná, Sra. Cida Borghetti que enalteceu a importância do Paraná, sua multiculturalidade e aspectos gerais, logo após receberam a palavra o casal de Embaixadores da Ucrânia no Brasil, Exmo. Sr. Rostyslav Tronenko e Exma. Fabiana Tronenko, que relataram a importância da imigração histórica ao Paraná e agradeceram nominando todos os expositores convidados, e ressaltaram também o empenho e mérito da realização do evento através da representação do Paraná em Brasília.
Entre os convidados pela Embaixada da Ucrânia no Brasil e Governo do Estado do Paraná, estiveram presentes o casal de artistas Carla Schwab e Eloir Jr. representando as artes visuais, Iara e Jorge Serathiuk com as tradicionais pêssankas, Julia Regina Bordun Bertoldi da Vecela Artes (Arte ucraniana em porcelana) e Simone Popovicz com adereços típicos.
A banda do Colégio Militar de Brasília regida pelo maestro Sgt. Azevedo executou os Hinos da Ucrânia e do Brasil. 
Espaço Expositivo do Hípica Hall

Entre a gastronomia eslava e o barreado paranaense, a boa música da Terra de Guairacá e as kolomeikas, a festa multicultural contou ainda com a apresentação do Grupo Folclórico Ucraniano Verkhovena de Maringá-PR, Grupo Viola Quebrada e Branco Dipaulo. A Orquestra Filarmônica de Brasília deu o tom e prestou uma homenagem aos dois países com canções temáticas.

Com um público superior a 1.200 pessoas, os visitantes tiveram o privilégio de conhecer estas duas ricas culturas que representam um pedacinho do sul deste continental País.

Há quase 130 anos, desde que os primeiros imigrantes ucranianos chegaram ao Brasil, o Paraná acolheu a maioria das famílias que partiram do velho continente em busca de uma vida melhor e mantém, até hoje, a maior concentração de descendentes de ucranianos. Esta edição do Sarau Chatô, celebrou a herança cultural e hábitos de um povo que foi acolhido na Terra das Araucárias e que muito bem preservam com orgulho uma identidade étnica ímpar, de raízes milenares que se miscigenou ao Paraná. 

Panorama do evento na Hípica Hall em Brasília


Paraná-Berço das Etnias

Paraná-Berço das Etnias
acrílica s/tela-50x70 cm.

"Saudades da Ucrânia"

"Saudades da Ucrânia"
Acrílica s/tela - 90x70 cm.

Trem da etnias

Trem da etnias
Acrílica s/tela 50x70 cm.

"Lembrança Eslava"

"Lembrança Eslava"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

Bordadeira Eslava

Bordadeira Eslava
Acrílica s/tela - 70x50 cm.

Coreto Polonês

Coreto Polonês
Acrílica s/tela 70x50 cm.

"Bapka-Chá das Vovós"

"Bapka-Chá das Vovós"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

A Justiça das Etnias

A Justiça das Etnias
Obra incorporada ao livro dos 75 anos OAB-PR

Anistia Polaca

Anistia Polaca
Obra incorporada ao Livro dos 75 Anos OAB-PR

OLHAR POLACO

OLHAR POLACO
Acrílica s/tela - 50x60 cm. - 2009 Obra do selo postal nacional em homenagem ao cinqüentenário de Brasília.

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL
Cinqüentenário de Brasília