Paraná Turístico

PARANÁ TURÍSTICO
Centenário do Turismo Paranaense (1916-2016)
Produção histórica e artística celebra os 100 anos do Turismo Paranaense
Quando transcorridos 100 anos da visita de Santos Dumont à Terra das Cataratas (1916-2016) cuja paisagem o deslumbrou a ponto de tornar-se “embaixador” da causa para transformação da área em parque, o que veio a se concretizar alguns anos mais tarde com a criação do Parque Nacional do Iguaçu, o Paraná comemora com a publicação da Agenda/livro do Centenário do Turismo Paranaense. Inserida nas comemorações, a Agenda/livro do Centenário divulga as atrações turísticas e as peculiaridades do Paraná, como suas paisagens fantásticas, riqueza cultural, traduzidas em gastronomia, festivais e festas populares.
De maneira inédita as Regiões Turísticas são representadas sob a interpretação do artista paranaense – Eloir Jr. que transpõe para as telas toda a sua sensibilidade e amor pelo Paraná. Uma jóia de grande utilidade para a educação e a cultura turística, no decorrer do ano bissexto de 2016 – ano do Centenário do Turismo Paranaense que teve sua data mor, no dia 27 de Maio – Dia Estadual do Turismo.

O Artista e a Obra
Eloir Jr., artista plástico curitibano, cujo trabalho alegre e colorido resgata as memórias culturais trazidas pelas etnias européias que imigraram e colonizaram a terra. Inspirando-se no folclore polonês, ucraniano, português, italiano entre outros, evidenciando ainda a convivência harmoniosa das etnias que fazem parte de sua terra natal, a Terra de Todas as Gentes.
Identificando-se com a linguagem naïf que traduz a expressão ingênua da cultura, hábitos e costumes em harmonia com ícones paranistas como gralha azul, araucárias e pinhões, Eloir Jr. aceitou de imediato o tema proposto e abraçando o desafio, de maneira inédita, fez com que as Regiões Turísticas fossem representadas sob sua inspirada interpretação, transpondo para as telas muito de sua sensibilidade e todo o paranismo que lhe é inato.
Mergulhando no tema, como hábil artesão, tece filigranas, delineando rotas e caminhos, prospectando paisagens, resgatando a história, perpetuando devoções, colorindo sabores, formatando assim os atrativos em forma de ícones e como mosaicos, as Regiões Turísticas se amalgamam e se completam fazendo o Paraná Turístico explodir em cores.

Marilda Elizabeth Gadotti
      Coordenadora do Projeto Centenário do Turismo Paranaense

REGIÃO TURÍSTICA – CATARATAS DO IGUAÇU E CAMINHOS
            A região turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, traz no nome e no seu território dois grandes atrativos dentre os inúmeros diferenciais que compõem a citada região turística. A exuberância do Parque Nacional do Iguaçu, onde a beleza e magnitude das cataratas se perpetua, atraindo milhares de turistas de todo o mundo desde o seu descobrimento e que somado à gigantesca obra de engenharia da Hidrelétrica de Itaipu, são cenários diferentes que se completam em sua grandiosidade. Itaipu junto com o Refúgio Biológico Bela Vista e o Ecomuseu, com suas coleções arqueológicas, etnográficas e culturais formam o Complexo Turístico de Itaipu.
            O Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural da Humanidade, abriga as cataratas, conjunto de 275 quedas que despencam de uma altura de aproximadamente 80 metros, serve ainda de habitat a uma rica biodiversidade, além de oportunizar aventura em passeios por caminhos na mata subtropical até o salto do Macuco, complementado pelo emocionante rafting em um percurso de quatro quilômetros descendo as corredeiras.
A tríplice fronteira Brasil, Paraguai e Argentina é marcada ainda por muitas atrações, naturais, culturais e de compras, além da excelente infraestrutura de serviços. O Parque das Aves, onde em grandes viveiros, podem ser observadas centenas de aves nativas e de outros continentes.
            Estendendo-se de Foz do Iguaçu à Guaíra a região possui inúmeras atrações nos balneários de água doce além da cultura remanescente de alemães e italianos. Assim Marechal Cândido Rondon, a cidade germânica do Paraná com sua Oktoberfest, Missal e a pesca ao tucunaré, Itaipulândia e a estátua de Nossa Senhora Aparecida de grande proporção; São Miguel do Iguaçu e o Terminal Turístico Balneário Ipiranga; Santa Helena e o Monumento ao Cristo, a maior estátua de bronze da América Latina, além do Terminal Turístico Balneário Santa Helena, Terminal Turístico Alvorada de Itaipu em Santa Terezinha de Itaipu, Entre Rios do Oeste e seu Parque de Lazer e Terminal Turístico e Pato Bragado e o Concurso Nacional do Cupim Assado são atrações que se multiplicam em toda extensão do lago. Em Guaíra, a Ponte Ayrton Senna ligando o município a Mato Grosso do Sul, a Igrejinha de Pedra, o Centro Náutico, O Museu Sete Quedas, a Lagoa Saraiva são atrações onde a natureza e a história se confundem e se completam.
            Em Serranópolis do Iguaçu o Arrancadão de Jericos integra o roteiro turístico motivando milhares de espectadores. No município de Céu Azul inicia-se o Parque Nacional do Iguaçu. Enfim, a região proporciona passeios que despertam todos os sentidos: assistir apresentações culturais, degustar os sabores da gastronomia local, ouvir o som da natureza e se emocionar em estar num lugar único. 


REGIÃO TURÍSTICA - RIQUEZAS DO OESTE
            A região destaca-se pelo desenvolvimento do agronegócio e assim em Cascavel a agroindústria e a infraestrutura para o segmento como o Show Rural Coopavel e a Expovel, disseminam a alta tecnologia alcançada nos setores agrícola e pecuário e que são evidenciadas em eventos como o Show Rural. Eventos automobilísticos – arrancadões, provas de rally e Fórmula Truck, entre outras competições, são referências no circuito nacional e internacional. Em Toledo o destaque são as festas gastronômicas como a Festa do Porco no Rolete, a Nacional do Frango, a da Ovelha e do Costelão no Fogo de Chão e do leitão preparado de diversas maneiras: à sarandi, desossado, à xaxim e na estufa, além do Rippenfest em Quatro Pontes.
            O cultivo de flores também se sobressai, principalmente em Corbélia e Maripá, onde as orquídeas além de embelezar as cidades, consolidam-se como fonte de emprego e renda. Neste último município com seu calendário regional onde se incluem a Festa das Orquídeas e do Peixe além do divertido e diferente Arrancadão de Tratores, a Expopalotina em Palotina e a Expoassis em Assis
            Chateaubriand mostrando a produção dos municípios e integrando o calendário de eventos já tradicional, evidenciando as riquezas do oeste e motivando milhares de participantes. 


REGIÃO TURÍSTICA – ESTRADAS E CAMNHOS & ROTEIROS DA COMCAM
            A região denominada Estradas e Caminhos é marcada pelos costumes tradicionalistas dos tropeiros, preservando a tradição campeira recorrente, em pousadas rurais, cavalgadas e eventos. Guarapuava destaca-se ainda como polo regional com sua economia baseada na agroindústria e na pecuária. Possui boa infraestrutura urbana e hoteleira, tendo como atrativos turísticos o Parque Ambiental São Francisco da Esperança, os parques municipais das Araucárias e o do Rio Jordão, além da Catedral Nossa Senhora de Belém e a Lagoa das Lágrimas. A colonização europeia, principalmente dos alemães, que se instalaram na Colônia de Entre Rios, é preservada pelos moradores que ainda cultivam hábitos e costumes dos antigos suábios do Danúbio. Cândido de Abreu destaca-se por seu portal além de ser local apropriado para a prática do voo livre.
            Entre os principais atrativos turísticos da Região Roteiros da Comcam destacam-se os templos religiosos, as peregrinações da Rota da Fé e a gastronomia com pratos típicos, além de eventos como a Festa do Carneiro no Buraco e a Comcam Fest. Com pousadas rurais e um dos mais completos equipamentos hoteleiros do estado as Termas de Jurema Eco Resort Hotel Fazenda em Iretama, uma opção para descanso e lazer. Barbosa Ferraz destaca-se com seu artesanato em crochê.
            A região possui ainda duas unidades de conservação – a Estação Ecológica do Cerrado, que preserva remanescentes da área de matas da mais meridional manifestação do cerrado do planeta e o Parque Estadual de Vila Rica do Espírito Santo, que além de ser refúgio de flora e fauna, guarda rico patrimônio arqueológico com ruínas de uma das dezesseis comunidades jesuíticas espanholas fundadas nos séculos XVI e XVII. 


REGIÃO TURÍSTICA – CAMPOS GERAIS
            A história da região é resgatada desde a presença do homem primitivo que ali viveu há aproximadamente sete mil anos, através dos vestígios em sítios que podem ser observados principalmente em Ponta Grossa e em Tibagi, localizados nos cânions do rio São Jorge e no do rio Iapó.
            Tendo fundamental importância na formação étnica, cultural e econômica do Paraná, liga-se indelevelmente ao histórico Caminho das Tropas e a figura dos tropeiros, que desde os primórdios do século XVIII semearam povoados ao longo do percurso entre Viamão no Rio Grande do Sul e Sorocaba em São Paulo. Mais tarde a região acolheu várias levas de imigrantes europeus que construíram a riqueza dos Campos Gerais, reescrevendo a história que hoje pode ser revivida percorrendo a Rota dos Tropeiros, cuja Padroeira é Nossa Senhora das Brotas, homenageada no Santuário de mesmo nome no município de Piraí do Sul.
            A imigração holandesa conta sua saga na Colônia Castrolanda, através do Memorial Museu da Imigração Holandesa e no Parque Histórico de Carambeí, sendo mostrada também percorrendo-se a Rota Holandesa. Os alemães menonitas mostram sua cultura no Museu de Witmarsum, em Palmeira, município que guarda ainda a epopeia da etnia italiana e sua experiência anarquista no Brasil.
            A principal característica da região é o contraste entre os campos com as imponentes araucárias e as escarpas serranas, proporcionando cenários naturais de magia e beleza, com destaque para os arenitos de Vila Velha, as imensas furnas e a Lagoa Dourada preservados no Parque Estadual de Vila Velha. O 6º maior cânion é o do Guartelá localizado em Tibagi onde pode ser realizado passeios de pura contemplação da paisagem, ou ainda de aventura com a prática de rapel, rafting, trekking e banhos de cachoeira. O Parque Estadual do Cerrado em Jaguariaíva, é outra unidade de conservação que merece uma visita, preservando remanescentes de cerrado no sul do Brasil e evidenciando relevo caracterizado por cânions.
            Em Telêmaco Borba pode-se praticar turismo ecológico através das visitas ao Criadouro de Animais Silvestres. Passeio imperdível é o de teleférico, que percorre um vão-livre de 1318 metros sobre o rio Tibagi. 

REGIÃO TURÍSTICA – LITORAL DO PARANÁ
            Chegar à região é sempre um passeio agradável, seja de litorina pela centenária Ferrovia Paranaguá – Curitiba, de carro ao longo da sinuosa e florida Estrada da Graciosa ou ainda pela moderna rodovia BR 277 atravessando a Serra do Mar. São magníficos cenários e locais para a prática do turismo de aventura e de ecoturismo. Berço da colonização paranaense, o litoral guarda cidades históricas como Morretes, Antonina, Paranaguá, Guaraqueçaba e verdadeiros santuários ecológicos como a Estação Ecológica Ilha do Mel, o Parque Nacional do Superagui, a Reserva Natural Salto Morato e sua variada biodiversidade com destaque para o mico-leão-da-cara-preta e o papagaio-chauá. Outro apelo são as praias localizadas em movimentados balneários: Guaratuba, Matinhos, Caiobá, Praia de Leste e Pontal do Sul, fazem do litoral um destino indutor do turismo paranaense.
            É da região o prato típico do Paraná, o saboroso barreado. Em Morretes destaca-se ainda a produção de cachaça e de farinha. Famosa também é a bala de banana de Antonina. Da diversidade culinária à base de frutos do mar, originam-se eventos tão tradicionais quanto deliciosos como as festas da Tainha, do Caranguejo e do Camarão. No ar a batida cadenciada do fandango anima os festejos litorâneos. 


REGIÃO TURÍSTICA – CORREDORES DAS ÁGUAS
            A riqueza da região provém principalmente das atividades da agroindústria. Inúmeras cooperativas são formadas para o cultivo e processamento de grãos e do bicho-da-seda. A região, constitui-se também no maior polo sucroalcooleiro do Estado, sobressaindo-se ainda nas atividades de beneficiamento da mandioca que impulsionam sua economia. Na indústria o destaque está no segmento de confecções, que faz de Cianorte a “Capital Brasileira do Vestuário” uma referência nacional que se firma como polo de turismo de compras.
            Os caudalosos rios Paraná, Paranapanema, Ivaí e Piquiri são dádivas da natureza para o noroeste. Região de clima tropical úmido, verões quentes e que se destaca por suas alternativas de lazer, pousadas rurais, atividades náuticas e pesqueiras, eventos e negócios que ocorrem principalmente em Maringá, já consolidada como destino turístico com sua excelente infraestrutura onde se ergue a imponente Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Glória e o Parque do Ingá. Inúmeras possibilidades de aventura e ecoturismo apresentam ainda na região como os da conhecida Costa Rica, integrada pelos municípios dos rios Paraná e Paranapanema.
            Outro atrativo de motivação turística é o Parque Nacional da Ilha Grande, preservando os últimos remanescentes da cobertura florestal, além de guardar vestígios da ocupação humana no sul do continente americano. A Festa do Peão de Boiadeiro em Colorado, a Festa da Uva em Marialva, a Expoparanavaí, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Porto Rico, movimentam milhares de visitantes com o diversificado calendário de eventos.
            O Museu Histórico de Santo Inácio e vestígios da Redução Jesuítica de Santo Inácio, preservam a história do Paraná espanhol. Três Morrinhos em Terra Rica, constitui-se ainda em excelente local para a prática de voo livre. Em Icaraíma o Concurso de Pesca ao Pacu com mais de vinte edições e ainda a Expoicaraima, a Expoloanda, além da réplica da Torre Eiffel e o Bosque Xetá em Umuarama, integram o roteiro turístico regional. 


REGIÃO TURÍSTICA – NORTE DO PARANÁ & VALE DO IVAÍ
            Colonizada no ciclo cafeeiro ocorrido entre as décadas de 1920 a 1950 e consolidada na riqueza da terra roxa que impulsionou o desenvolvimento da região com o agronegócio notadamente em municípios como Apucarana, Arapongas, Cornélio Procópio, Cambé além de Londrina que se caracteriza por ser centro irradiador social, cultural e econômico e de vir firmando-se como polo receptivo de eventos técnico-científicos e de agronegócios como a Expolondrina – Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, além dos culturais, com destaque para o tradicional Filo e o Londrix – Festival Literário.
            Fortes são as marcas da cultura japonesa como em Assaí e de outros povos (árabes, alemães, italianos e portugueses) os propulsores das atividades agropecuárias na Rota do Agronegócio. Atualmente propriedades cafeeiras são abertas ao lazer, com alternativas de hospedagem e alimentação, onde as origens históricas da região são resgatadas através da Rota do Café, que evidencia ainda a cultura e a identidade da região, que foi destaque mundial na produção do famoso “ouro verde”, cuja saga da colonização é contada através dos acervos do Museu Carlos Weiss e do Museu do Café.
            O turismo religioso vem ganhando destaque na região Vale do Ivaí como os atrativos da Rota da Fé, romaria que passa em três a quatro cidades movimentando centenas de romeiros, integrando o Parque Ecológico de Santo Expedito em Apucarana, o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Lunardelli e na grande festa religiosa em louvor à Santa.
            A Movelpar em Arapongas, evidencia a produção de móveis da região, motivando milhares de turistas para o turismo de compras e negócios. O Castelo Eldorado em Marilândia do Sul e o Salto Apucaraninha em Tamarana complementam o roteiro turístico regional.


REGIÃO TURÍSTICA -  LAGOS E COLINAS
            A região é margeada pelo rio Iguaçu, com as hidrelétricas de Foz do Areia, Salto Osório e Salto Santiago e suas represas formando lagos artificiais que possibilitam a prática de esportes náuticos como a pesca e os recantos de lazer. A transformação ocorrida no território através da colonização está preservada no Museu Regional do Iguaçu, em Reserva do Iguaçu, possuindo um dos mais expressivos acervos museológicos do Paraná.
            Em Catanduvas a história é resgatada através do Memorial da Revolução de 1924, um espaço de 800 m² cujo acervo remete ao cenário da luta entre legalistas e tenentistas. No município as grutas de Nossa Senhora de Caravaggio e a Gruta do Monge João Maria expressam a fé e o misticismo do povo sendo que no local também se manifesta a ruralidade como autêntica vocação do município, disponibilizando ao visitante sítios, estâncias, restaurantes e circuitos rurais. A região também tem a expor as reservas indígenas e a prática do turismo étnico além das belíssimas paisagens como a do Horto Florestal, na Vila de Faxinal do Céu no município de Pinhão.
            Destaque ainda para o calendário de festas regionais como a Festa Nacional do Charque em Candói e a Festa do Vinho em Catanduvas, cujo apelo principal é a gastronomia e que junto às feiras da agroindústria como a Expoguaçu em Guaraniaçu, em Laranjeiras do Sul, a Expoagro com variada programação e a Exporio em Rio Bonito do Iguaçu, expondo a pujança da indústria e do comércio regionais são sempre um convite para uma visita.
        A Movelpar em Arapongas, evidencia a produção de móveis da região, motivando milhares de turistas para o turismo de compras e negócios. O Castelo Eldorado em Marilândia do Sul e o Salto Apucaraninha em Tamarana complementam o roteiro turístico regional.



REGIÃO TURÍSTICA - NORTE PIONEIRO
            A região foi uma das entradas para colonização do norte paranaense evidenciando até hoje indicativos culturais da expansão econômica nos primórdios do século XX. Entre os principais recursos naturais destacam-se sua geografia e geologia com rios e represas apropriados à prática do turismo náutico e esportivo, além de passeios de barco, campeonatos de pesca e canoagem. Em Cornélio Procópio, a oferta hoteleira inclui o Resort Aguativa Golf com piscinas térmicas de água mineral e estrutura de lazer. As características produtivas e naturais da região, também propiciam atividades no turismo rural e de lazer, incluindo antigas fazendas cafeeiras que integram atualmente a Rota do Café.
            O patrimônio cultural é representado em edificações religiosas integrantes da Rota do Rosário que vem se tradicionalizando unindo o Norte Pioneiro: Catedral Diocesana de Jacarezinho, Santuário São Miguel Arcanjo em Bandeirantes, Santo Inocêncio, jovem mártir romano venerado em Tomazina, além dos eventos religiosos como a Festa do Senhor Bom Jesus da Cana Verde em Siqueira Campos, compõem um mosaico de fé e devoção.
            Os recursos naturais e o setor agrícola favorecem ainda as atividades vinculadas ao turismo rural, ecoturismo e turismo de aventura. Dentre os principais atrativos naturais destacam-se a Represa de Chavantes e o rio das Cinzas, o Parque Estadual da Mina Velha em Ibaiti, o Salto Cavalcante em Tomazina e o Recanto da Cascata em Ribeirão Claro, locais para a o turismo náutico, de pesca e esportivo, além de passeios de barco, e canoagem. Entre os eventos o destaque é para a Efapi, em Santo Antônio da Platina e, em Carlópolis, para o Torneio de Pesca Esportiva ao Tucunaré, que reúne milhares de aficionados.



REGIÃO TURÍSTICA - VALES DO IGUAÇU
            Região marcada pelas agroindústrias, campos com paisagens bucólicas, reservas de araucárias e pelas baixas temperaturas, principalmente em Palmas, situada a 1160 metros acima do nível do mar e que se destaca ainda pela excelência na criação de gado caracu e na produção de maçã. Outro aspecto a ser considerado é o turismo técnico através da Usina Eólica, experiência pioneira no campo das energias renováveis. A região em sua maior parte situada no vale do rio Iguaçu, possui represas que formam lagos propícios para o lazer náutico. Com recursos hidrominerais nos municípios de Verê, Sulina e Coronel Vivida, com insurgência de águas termais sulfurosas responsáveis por equipadas estruturas hoteleiras.
            Como atrativo étnico-cultural, as reservas indígenas como a de Mangueirinha que pode ser visitada. Sobressaindo-se ainda na região o cultivo da uva e as vinícolas. No município de Capanema pode-se desfrutar de atividades de turismo rural, destacando-se ainda na região, o Marco Divisório entre Paraná, Santa Catarina e Argentina no município limítrofe de Barração, além da Concatedral Nossa Senhora da Glória, símbolo da fé da comunidade de Francisco Beltrão.
            A Festa do Leitão Desossado na Grelha integrando as comemorações de aniversário de Bom Sucesso do Sul, a Festa do Melado e a Festa do Carneiro em Capanema, a Festa de São João com a maior fogueira do Brasil, no município de São João e a Exporural divulgando o agronegócio e a agricultura familiar regional complementam o calendário de eventos.
            Em Telêmaco Borba pode-se praticar turismo ecológico através das visitas ao Criadouro de Animais Silvestres. Passeio imperdível é o de teleférico, que percorre um vão-livre de 1318 metros sobre o rio Tibagi. 


REGIÃO  TURÍSTICA – ROTAS DO PINHÃO
            A origem de Curitiba remonta ao século XVII e sua história é revivida através das antigas edificações civis e religiosas do Setor Histórico. Nascida Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a cidade possui espaços culturais, históricos, museus e memoriais, além de restaurantes que remetem a uma viagem pelo mundo cultivando o legado das etnias que ali se radicaram. Seu futuro é evidenciado em edificações como o Museu Oscar Niemeyer e o Jardim Botânico. O presente é a vida de seus habitantes em simbiose com o meio ambiente, preservando índices naturais que proporcionam 64,5 m² de área verde por habitante, originados de seus inúmeros parques e praças. Modelo em planejamento urbano e transporte público, a capital paranaense é detentora de diversos destaques na qualidade de vida que disponibiliza a seus moradores.
           No entorno de Curitiba, podem ser descobertos outros encantos nas Rotas do Pinhão, um misto de aventura, história, ruralidade e natureza, que oferece além da paisagem, restaurantes, vinícolas, inclusive com as tradicionais festas da uva em Colombo e de Santa Felicidade, pousadas, spas, parques, lojas e áreas rurais para lazer e hospedagem em roteiros que evidenciam a gastronomia típica, as casas de lambrequins e o artesanato, fazendo com que os turistas revivam a cultura local através do cotidiano dos descendentes de italianos, poloneses, alemães e ucranianos, que compõem a população da região.
            Merece destaque também a legendária cidade da Lapa, que nascida no Ciclo do Tropeirismo, foi palco da Revolução Federalista de 1894, memórias preservadas no Centro Histórico constituído por catorze quarteirões, com mais de duzentos imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. No município de Rio Negro são apreciados ainda a riqueza natural e histórico-cultural do Parque Ecoturístico São Luís de Tolosa, que abriga atualmente a sede da Prefeitura Municipal.


REGIÃO TURÍSTICA - TERRA DOS PINHEIRAIS
            Com forte influência da colonização eslava: ucraniana em Prudentópolis e em Antônio Olinto e polonesa em São Mateus do Sul, a região guarda vestígios da cultura dessas etnias, na gastronomia, dança, música e na forte religiosidade do povo deixada transparecer através dos inúmeros templos em estilo bizantino, como na Capela São Miguel Arcanjo em Mallet, na Capela Senhor Bom Jesus de Cachoeira dos Paulistas no município de Rio Azul, locais que podem ser observados através da Rota Eslavo-germânica.
            A história do centro-sul é resgatada através do Vapor Pery um memorial do ciclo da erva-mate e seu transporte fluvial, que passava por São Mateus do Sul; do monumento aos pioneiros e da Cruz do Aviador que marca o episódio do primeiro desastre aéreo do Brasil. Irati tem a mostrar a singular estátua de Nossa Senhora das Graças, além de seu Parque Lacustre. Possuindo considerável área de preservação das florestas de araucária, com toda sua biodiversidade, a região caracteriza-se ainda por baixas temperaturas, um convite para degustar o bom vinho de Bituruna.
            Espraiada à margem do rio Iguaçu, União da Vitória mostra suas belezas e a exuberância de suas cachoeiras, também através de passeios de barco e guarda reminiscências da história ferroviária paranaense através do testemunho da Maria Fumaça. O turismo rural em Fernandes Pinheiro e o de saúde, em Mallet são mais uma motivação para visitar a região. Prudentópolis, conhecida como a Terra das Cachoeiras Gigantes, oferece paisagens fantásticas emolduradas por inúmeros saltos e cachoeiras que proporcionam roteiros de ecoturismo e turismo de aventura, como o da Trilha Ecológica do Rio Espingarda em Porto Vitória.


             



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paraná-Berço das Etnias

Paraná-Berço das Etnias
acrílica s/tela-50x70 cm.

"Saudades da Ucrânia"

"Saudades da Ucrânia"
Acrílica s/tela - 90x70 cm.

Trem da etnias

Trem da etnias
Acrílica s/tela 50x70 cm.

"Lembrança Eslava"

"Lembrança Eslava"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

Bordadeira Eslava

Bordadeira Eslava
Acrílica s/tela - 70x50 cm.

Coreto Polonês

Coreto Polonês
Acrílica s/tela 70x50 cm.

"Bapka-Chá das Vovós"

"Bapka-Chá das Vovós"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

A Justiça das Etnias

A Justiça das Etnias
Obra incorporada ao livro dos 75 anos OAB-PR

Anistia Polaca

Anistia Polaca
Obra incorporada ao Livro dos 75 Anos OAB-PR

OLHAR POLACO

OLHAR POLACO
Acrílica s/tela - 50x60 cm. - 2009 Obra do selo postal nacional em homenagem ao cinqüentenário de Brasília.

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL
Cinqüentenário de Brasília